Daily Quotes (6)

Tenho visto uma grande onda das pessoas por empreender. Isso é ótimo, para mim todos devem empreender, hoje em dia o acesso a informação para abrir seu próprio negócio é muito fácil. Aliás, falta de informação não deve ser desculpa para nada nessa vida, temos tudo em nossas mãos.

Diante desta vontade de empreender surgem as ideias, legal! Mas e aí quanto vale uma ideia?

Por melhor que seja sua ideia, ela não vale um centavo.

É isso mesmo, ideias são totalmente sem valor, o valor está na execução da ideia. De ideias e boas intenções, o mundo está cheio, mas e daí?! Pior do que somente ter uma ideia e ficar no pensamento “Como eu vou proteger a minha ideia?” mais e mais. A resposta é “Você não deve”, e a razão é simples, sua ideia vale basicamente nada! É a execução das idéias que tem valor. É por isso que o Facebook vale bilhões de dólares e outras redes sociais não tem esse valor. É por isso que a mesma empresa pode valer nada ou milhões em diferentes pontos do seu ciclo de vida ou propriedade de outra.

Outro ponto é que em várias exceções sua ideia será única, alguém já deve ter feito ou pensando na sua ideia. A maioria das idéias são uma melhoria ou uma opinião diferente sobre uma ideia que já existente. Além disso, provavelmente existe muitas pessoas que já pensaram na sua ideia também. Você está tendo uma ideia agora, enquanto isso outra pessoa em outro continente pode estar tendo a mesma ideia. Com toda certeza um asiático já teve uma ideia igual a sua, não acha?

Um grande exemplo é o Google. Quando o Google começou como um simples motor de busca, a idéia de criar um motor de busca não era nova. Havia muitos motores de busca que vieram antes do Google, incluindo OpenText, Magellan, Infoseek e Snap. O que foi diferente foi a forma como os fundadores imaginaram a pesquisa na internet, as suas competências e, em última instância, o seu código fonte. A idéia para o Google não era valiosa, mas a execução do Google foi e continua sendo assim.

Outro caso interessantíssimo de execução é o Ultimate Fighting Championship, ou mais conhecido como “UFC”. Ele foi criado por Semaphore Entertainment Group em 1993 como explicado no livro, The Entrepreneur Equation, que quase foi à falência. Anos mais tarde, dois magnatas dos cassinos – Frank e Lorenzo Fertitta, juntamente com Dana White, o atual presidente do UFC – comprou a empresa em dificuldades. Menos de uma década depois, o UFC foi avaliada em aproximadamente US $ 1 bilhão.

Como uma empresa que não valia quase nada chega a marca de US$ 1 bilhão? É porque a ideia de um campeonato de artes marciais mistas não valia nada? Não não, foi novamente a execução que a fez chegar na casa de US$ 1 bilhão.

Então para concluir, venha segurando suas idéias mas será preciso chegar lá e fazer algo com elas. Quando você colocar o tempo, esforço e dinheiro para gerar algo de valor, você pode proteger isso, mas não deixe que o medo de compartilhar ideias te atrapalhe.

Fonte: https://medium.com/empreendedorismo-brasil/quanto-vale-uma-ideia-ed74390f310#.moz4c0c63