1. Seja pontual

A pontualidade é um requisito que muitos recrutadores prestam atenção. “O horário em que você chega para a entrevista já é o primeiro fator a ser analisado, por isso o ideal é chegar com alguma antecedência”, conta Lisboa.

O ideal é chegar um pouco antes da entrevista, mas não exagere pois pode demonstrar ansiedade e se você chega após o horário da entrevista, dá a entender que vai se atrasar sempre para o trabalho.

2. Se vista corretamente

Cada profissão tem um código de vestimenta e suas roupas na hora da entrevistas devem combinar com este código.

Bermudas, shorts e saias curtas são proibidos na entrevista. O ideal é não exagerar, se vestir de forma sóbria e estudar as regras de vestimenta da empresa.

3. Preste atenção ao comportamento

O tom de voz, as palavras, as gírias… Tudo será detalhadamente analisado pelos recrutadores.

É possível que uma variação no tom de voz ou alguma palavra mais ofensiva afaste o entrevistador, por isso é importante estar atento a isso.

Gírias e expressões jovens precisam ser evitadas, pois o recrutador precisa entender que você sabe ser sério e profissional, mesmo que a empresa tenha um ambiente descontraído no dia a dia. Seja você mesmo, mas com adequações.

4. Coerência no que fala

Cair em contradição ou devagar na resposta para uma pergunta direta pode diminuir a sua performance em uma entrevista de emprego. Pense nas respostas e seja objetivo.

As respostas jamais devem ser vagas ou incoerentes. Um candidato bem preparado sabe explicar de forma sucinta aquilo que fazia nos empregos anteriores, bem como os sonhos ou metas profissionais.

5. Demonstre interesse pela empresa

Antes de ir à entrevista, é essencial saber o máximo possível sobre a empresa: quem a dirige? Qual a história? Quais os valores e condutas que esta empresa preza?

Busque por notícias sobre a empresa na internet e pesquise sobre ela, tanto no site oficial quanto em outros. Além de ir à entrevista com informações, você terá material para fazer perguntas interessantes, de forma a gerar empatia com o entrevistador.

6. Você realmente quer esta vaga?

Não só demonstre interesse pela empresa. A especialista conta que é preciso ter real vontade de trabalhar lá.

Após passar pela entrevista, você pode tirar algumas dúvidas sobre a vaga, a forma como o trabalho é conduzido, ou qualquer outro detalhe que possa ser interessante para você.

7. Veja a entrevista como uma negociação

O grande trunfo para se dar bem em uma entrevista de emprego é se posicionar como alguém que está em uma negociação.

Enquanto a maioria das pessoas vai a uma entrevista em posição de “inferioridade” e aceita qualquer proposta do empregador, aqueles que negociam a vaga como uma troca justa, na qual a empresa oferece um emprego remunerado e o candidato oferece seu trabalho, tendem a se dar bem e conquistar a vaga.

Fonte: editado e adaptado de Exame