Eu adoro começo de ano! Dá aquela sensação de novas oportunidades, recomeços, novos ares e muitos planos. Há 4 anos faço lista de metas e estou me surpreendendo com os resultados. Se você ainda não fez sua lista de metas, sugiro fortemente que faça. Colocar no papel traz um sentimento muito bom e foco em realização. 

Ouvi dizer que janeiro/2020 durou uma eternidade! Para mim passou tão rápido que só consegui encaixar tempo para escrever esse post essa semana e portanto já estou atrasada na minha meta de 12 artigos para o linkedin em 2020 #fail. Mas, se janeiro foi quase 1 ano, o que você fez? Conseguiu já avançar em seus objetivos pessoais e profissionais? Está mais perto do que estava em dezembro?

Ano passado consegui cumprir 65% do que planejei, achei pouco, mas desde que comecei a colocar minhas metas no papel, eu tenho melhorado esse índice e já aprendi muito sobre como ou não fazer.  

Para mim, o mais importante é ser realista e pensar na sua rotina, no que pode ou não ser mudado ou melhorado para acomodar suas metas. Notei que o que mais falhei foi em exagerar nos números, exemplo: ler 30 livros em um ano. Isso pode até ser possível dependendo do estilo de vida, mas no meu caso, realmente estava fora da realidade, hoje estou mais modesta, focada e realista. Quantidade não é qualidade =)

Como eu faço minhas metas?

Eu gosto de fazer metas separadas por áreas da minha vida e/ou por projetos que estou envolvida. Hoje minha lista está com as seguintes categorias:

  1. Trabalho (Ironhack)
  2. Trabalho (Sou Genial – minha empresa)
  3. Trabalho Voluntário 
  4. Lazer
  5. Leituras
  6. Cursos
  7. Filmes 
  8. Saúde
  9. Finanças
  10. Espiritualidade

E para cada áream, eu defino as metas que quero atingir usando o conceito SMART. 

Caso não conheça esse termo, ele vem uma metodologia muito legal para criar metas que sejam realmente possíveis de acontecer. É uma sigla do inglês que significa: Specific,Measurable, Achievable, Relevant e Time based.

Ou seja, as metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo determinado para acontecer. Eu aplicando esse conceito por exemplo, na área de Saúde, a meta ficaria assim: 

  • Reduzir meu colesterol para pelo menos 190 até o dia 30/6/2020.

As ações que vou fazer para realizar é que me levarão até ela e eu coloco todas as ações dentro da minha rotina semanal. Posso por exemplo: posso cortar gordura trans da alimentação 5x por semana, fazer 30 min de atividades físicas 3x por semana, tomar remédio receitado pelo médico durante x meses, etc. 

Veja que a meta é bem específica pois fala da redução de colesterol e nao é só um  “vou melhorar minha saúde”. Ela é alcançável visto que meu o colesterol não está tão alto, precisa somente de algumas novas atitudes para baixar. É extremamente relevante, afinal saúde importa e por fim, tem um tempo definido para acontecer, que neste caso será dia 30/06/2020 ao fazer um exame de sangue para retornar ao meu médico.

Viu como é simples? 

Se tem algo que quer alcançar, faça as suas metas ainda hoje e comece a trabalhar! Você verá que consegue realizar mais do que imagina. Tudo é questão de prioridade, planejamento e disciplina para executar.

Não esqueça de fazer metas para seu desenvolvimento enquanto profissional, afinal você só terá o tão sonhado aumento, promoção ou novo emprego, se continuar na ativa, aprendendo e se mantendo atualizado em sua área.

Uma dica final e matadora é você compartilhar sua metas. Tornar público te ajuda a manter o compromisso consigo mesmo e continuar na luta para realizar o que deseja. Eu vou aproveitar esse post e compartilhar com vocês as 7 metas mais importantes para a minha vida em 2020. 

  1. Viajar para alguma praia no Nordeste do Brasil (e não trabalhar) por pelo menos 3 dias até 30/10/2020. 
  2. Ler 8 livros sobre desenvolvimento pessoal e carreira até 30/11/2020.
  3. Postar 12 artigos no linkedin até 20/12/2020.
  4. Reduzir meu colesterol para pelo menos 190 até o dia 30/06/2020.
  5. Modelar 3 serviços/produtos da Sou Genial focados em carreira de jovens até 30/04/2020.
  6. Conquistar NPS acima de 85 para a área de serviços de carreira da Ironhack São Paulo. 
  7. Finalizar todas atividades da minha pós-graduação em Neuroeducação até 30/09/2020. 

Essas são só algumas! E espero que em dezembro volte aqui para riscar todas e avisar que foram cumpridas =)

Boas metas para vocês!

#BoraAprender #SouGenial #lifelonglearning 

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *