“Aproveitamento de subprodutos do processo de concentração do minério de ferro da Samarco em outros setores industriais.”

O beneficiamento de minério de ferro gera subprodutos em duas etapas de seu processo: na deslamagem, onde são retiradas partículas finas e ultrafinas, que constituem o subproduto denominado lama e na flotação, processo físico-químico utilizado na separação dos minerais de ferro do quartzo, onde é gerado o subproduto arenoso.
Esses subprodutos são dispostos adequadamente em barragens projetadas e operadas especificamente para este fim. Alternativas para otimização deste processo de disposição em relação a aspectos ambientais e operacionais vêm sendo desenvolvidas pela Samarco. Além disso, estudos visando à redução da quantidade de subprodutos gerados e novas formas de disposição também estão em andamento.
O aproveitamento/reciclagem de subprodutos como matéria-prima para processos produtivos de outras indústrias tem sido uma forte tendência nos últimos anos e a Samarco já vem há algum tempo desenvolvendo algumas iniciativas neste sentido.

Desafio Finalizado!

Veja o ranking aqui

  • Início: 22/09/2010
  • Fim: 26/01/2011
  • 28 ideias recebidas

Premiação

R$ 15.000,00

Dúvidas? Entre em contato pelas redes sociais.