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Como deixar outras pessoas interessadas, intrigadas quando se tem apenas 30 segundos?

Pode ser em uma entrevista de emprego, em uma reunião ou em um encontro casual com Jorge Paulo Lemann no elevador (hahaha como se isso fosse acontecer). Mas sério, persuadir pessoas em tão pouco tempo não é uma tarefa simples.

“A maioria das pessoas não consegue apresentar o que elas fizeram de forma eficaz. Elas não estão acostumadas a sintetizar em poucas palavras suas atividades.” A afirmação é de Paul McDonald, diretor executivo sênior da Robert Half em entrevista ao site Business Insider.

Abaixo, estão algumas dicas compartilhadas por Paul de como elaborar o pitch perfeito.

1 – Saber exatamente o que se deseja alcançar.

O seu pitch deve responder três perguntas: Quem é você? O que você faz? Qual o seu objetivo? Fique atento ao responder qual ou quais são seus objetivos ou talvez ninguém conseguirá te ajudar a chegar lá.

“Revise seu currículo e sua conta no LinkedIn.” Disse Paul McDonald. Se estiver desempregado, seja claro ao falar com o que você quer trabalhar ou onde quer chegar.

 

2 – Enumerar

Após ler revisar currículo e perfil o Linkedin, enumere quatro pontos que explicam por que você excelente. Pode ser sua história de trabalho, seu portfólio, suas habilidades, realizações e seus objetivos. Deixe de fora qualquer detalhe irrelevante que desvie a atenção da mensagem principal.

 

3 – Conte uma história

As pessoas adoram histórias, então conte uma. Isso ajuda os outros a lembrarem de você. Dale Carnegie afirma em seu livro, Public Speaking and Influencing Men in Business, que nossas mentes são máquinas de associação. Significa que nossa memória fica mais forte e vívida quando há uma história associada ao assunto.

Em outras palavras, lembre de contar uma história, se quiser que lembrem de você, e tenha certeza de que seja boa.

 

4 – Elimine os jargões

Você precisa ser capaz de explicar e responder perguntas sobre o você e o que faz de uma maneira que seja atrativa. Isso significa evitar siglas e terminologias que não seriam compreendidas por alguém de fora da sua área de atuação.

Segundo Paul, resumir ideais complexas é uma arte. Uma boa estratégia é imaginar como você explicaria sua profissão para seus pais e, usar algo parecido em seu pitch.

 

5 – Transforme a curiosidade em diálogo

Após ouvirem sua história, as pessoas devem querer ouvir mais sobre ela. Sua história é atraente o suficiente? Talvez você precise mudar seu pitch.

 

6 – Cronometrar o tempo

Enquanto práticar o discurso do seu pitch, lembre de contar o tempo e ter certeza que consegue contar sua história em 30 segundos. Tente explicar suas ideias cada vez mais de forma direta e concisa.

 

7 – Grave um vídeo

Você também precisa saber como é sua aparência para os outros enquanto compartilha seus pensamentos. Será que você é confiável, atraente ou interessante?

Não importa o que você faça, as pessoas sempre irão pensar coisas e tirar conclusões. A melhor coisa a fazer é relaxar, agir naturalmente e tentar deixar os outros confortáveis enquanto conta sua história.

 

8 – Treine seu pitch com os amigos

Seu pitch já está pronto, agora é hora de praticar. Aborde seus amigos, familiares e colegas, observe suas reações, escute suas opiniões e seja humilde de aceitar sugestões.

Treinar regularmente seu pitch irá te ajudar a mantê-lo atualizado e convincente e, você agirá naturalmente ao discursá-lo.

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